domingo, 7 de junho de 2015

Qual material devo utilizar na minha Empresa? Couchê, Bopp ou Papel Térmico

Esta dúvida é muito comum nas empresas e por isso surgiu a necessidade de falar deste assunto em nosso Blog.
Cada empresa tem suas particularidades, sua forma de etiquetar, acomodar, estocar, precificar e armazenar seus produtos.

Infelizmente não existe um padrão e por isso alguns fatores devem ser levados em consideração.


1.    Questões relacionadas a exposição ao tempo:

Etiquetas expostas ao tempo não podem ser de Papel Couche pois a Chuva, Sereno e o Sol acabam danificando o papel, apagando a impressão e danificando a cola. Para essa opção utilizaremos o BOPP pois seu material plástico é mais abrasivo e quando utilizado com o Ribbon correto garante a durabilidade da Impressão.
Informe-se qual tipo de Bopp utilizar pois existem variações entre cor (Fosco ou Perolado) e variações na cola (acrílica e borracha) que quando utilizados corretamente garantem o bom resultado.

2.     Exposição a Baixas Temperaturas e umidade:
Frigoríficos por exemplo utilizam o Bopp Perolado citado acima com Cola Borracha de 30g para suportar baixas temperaturas (a cola acrílica congela e se parte) e Impressão com Ribbon Resina para garantir a durabilidade da impressão. Etiquetas para patrimônio fixadas em área aberta utilizam o mesmo material pois fica exposto a sol e chuva.

3.     Tipos de Impressora;
Temos vários modelos de Impressoras Térmicas no mercado. As principais são as Zebras e as mais populares são da marca Argox.
Temos outras marcas no mercado como TSC, Elgin, Epson, Bermatech, Datamax..
Alguns modelos da Impressora Zebra não aceitam utilização de Ribbon e fazem sua impressão por transferência térmica.
Para estes casos utilizaremos o Papel Térmico que é o mesmo que os papéis utilizados em Balanças.

4.     Durabilidade da Impressão:
Para conseguir a fixação da impressão por mais tempo podemos utilizar o Ribbon Resina que eleva um pouco o custo, porém garante maior fixação. Neste caso podemos utilizar tanto etiquetas Bopp quanto Couchê. Certifique-se de trabalhar com Matéria-Prima de qualidade pois a marca do papel influência no resultado final.

Para precificação de produtos, etiquetas para logística, UMA e diversas outras utilidades podemos utilizar o tradicional Papel Couchê com Ribbon Cêra. Este material representa 90% das vendas em nossa fábrica.


Por Alexandre Silveira

3 comentários:

  1. Ola tenho uma Impressora de Etiquetas Zebra TLP-2844, e gostaria de saber se essa impressora faz impressão em papel bopp.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre. Gostaria de usar na impressora zebra uma etiqueta em bopp transparente de 10x8 em rolo. Dá pra ser só com espaço entre elas ou precisa da marca preta no verso para que o sensor capte?

    ResponderExcluir
  3. estou precisando saber qual material devo comprar para ser utilizado em garrafas de cervejas, trabalho em uma empresa de comunicação visual e tenho um cliente que solicitou esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir